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Iniciam aulas da segunda turma da Brazilian Cotton School

Por Bolsa Brasileira de Mercadorias BBM

Iniciaram nesta segunda-feira (17), na capital federal, as aulas da segunda turma da Brazilian Cotton School. A escola é uma iniciativa das principais entidades ligadas ao mercado do algodão no país, como Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), e Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM). “Serão três semanas de muito aprendizado e convívio com alunos que têm o potencial de conduzir a cadeia de algodão do Brasil pelos níveis de liderança que temos hoje”, declarou Marcelo Escorel, diretor da escola.

 

Grupo de pessoas sentadas em cadeiras

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

A aula do primeiro dia foi no Instituto SESI/SENAI de Tecnologias

 

A aula inaugural abordou a história do algodão no Brasil e no mundo e foi ministrada pela jornalista e autora do livro “Algodão, o fio da história no Brasil”, para a Abrapa, Catarina Guedes, e por Jonas Nobre, sócio da Corretora Laferlins e representante da BBM na Câmara Setorial do Algodão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com atuação de 35 anos na cotonicultura. Na parte da tarde, os alunos se aprofundaram no plantio, desenvolvimento e colheita da pluma, além de custos de produção, ciclo reprodutivo, questões climáticas e insumos.

 

Os próximos encontros irão receber especialistas em rastreabilidade, sustentabilidade, ESG – sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança -, legislação, descarbonização agrícola, plantio regenerativo, classificação, destinos do algodão brasileiro, entre outros. O presidente emérito da Abit, Fernando Pimentel, esteve presente na abertura oficial da segunda turma da Brazilian Cotton School e falou sobre a meta do Brasil se virar um exportador de manufatura de algodão atingindo posições relevantes como já ocorre na exportação da matéria bruta e sobre a missão de cada um dos alunos da escola para tornar esse objetivo em uma realidade.

 

Os trinta e seis alunos da turma deste ano representam os mais variados setores da cotonicultura, como produção agrícola, beneficiamento, indústria, comércio e consultoria de mercado. “Minha expectativa ao participar do Cotton School é aprimorar meus conhecimentos e obter uma visão completa sobre todos os elos da cadeia do algodão. Isso, junto à oportunidade de networking com especialistas e outros profissionais, será fundamental para fortalecer parcerias estratégicas e impulsionar minha atuação na exportação, promovendo o algodão brasileiro para o mundo com ainda mais propriedade”, explanou Camila Liberato, aluna da segunda turma, do departamento Comercial da A1 Comexport.

 

O curso terá no total três semanas de aula, sendo uma em Brasília (DF) e, as outras duas, em São Paulo (SP), incluindo ainda visitas técnicas que contemplam fazenda de algodão, indústria têxtil, laboratório e Porto de Santos. O conteúdo didático da Cotton School aborda todas as etapas envolvidas na cadeia da fibra natural, desde a produção até as operações em mercado futuro, passando ainda pela industrialização, legislação e arbitragem, dividido em uma carga de 120 horas/aula.

 

 

Fotos: Carlos Rudiney/MarcPlus

 

 

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logo_sinap

METODOLOGIA DE PREÇOS DO ALGODÃO – BBM/SINAP

PRODUTO:Algodão em pluma tipo 41, folha 4 – cor estritamente abaixo da média (strict low middling) – (antigo tipo 6, fibra 30/32 mm, sem característica).
UNIDADE DE MEDIDA:Libra-peso de pluma (0,453597 kg) divulgados em real por libra-peso.
ENTREGA:Preço do produto posto-indústria na mesorregião da cidade de São Paulo.
REGIÃO DE REFERÊNCIA:Negócios feitos nas principais regiões produtoras e consumidoras de algodão do Brasil.
TRATAMENTO ESTATÍSTICO:A amostra diária é submetida a dois procedimentos estatísticos: média aritmética dos valores informados excluindo-se o desvio padrão (são aceitos valores que estejam no intervalo de dois desvios-padrão para cima e para baixo em relação à média da amostra em 10%) e análise do coeficiente de variação.
BASE DE PONDERAÇÃO DAS REGIÕES:Média aritmética das informações coletadas.
PERIODICIDADE:Diária (somente em dias úteis). Os preços são coletados junto aos corretores de algodão, entre as 10:00 e 16:00 horas e divulgados, no mesmo dia, até às 17 horas.
HISTÓRICO:Desde janeiro de 2010.
ORIGEM DA INFORMAÇÃO:Corretoras de Mercadorias associadas a Bolsa Brasileira de Mercadorias através de pesquisas diárias de preços
(confira aqui os nomes das Corretoras).
IMPORTANTE:Valores coletados se referem a negócios realizados no mercado físico, para pronta entrega.

Fonte: Bolsa Brasileira de Mercadorias

Metodologia cotações

COTAÇÕES AGRÍCOLAS BBM

METODOLOGIA DE PREÇOS AGRÍCOLAS DA BOLSA BRASILEIRA DE MERCADORIAS

REGIÃO DE REFERÊNCIA:

Negócios realizados nas principais regiões produtoras e consumidoras dos produtos no Brasil.

TRATAMENTO ESTATÍSTICO:

A amostra diária é submetida a dois procedimentos estatísticos: média aritmética dos valores informados excluindo-se o desvio padrão (são aceitos valores que estejam no intervalo de dois desvios-padrão para cima e para baixo em relação à média da amostra em 10%) e análise do coeficiente de variação.

BASE DE PONDERAÇÃO DAS REGIÕES:

Média aritmética das informações coletadas.

PERIODICIDADE

Diária (somente em dias úteis). Os preços são coletados junto aos corretores de algodão, entre as 10:00 e 16:00 horas e divulgados, no mesmo dia, até às 17 horas.

HISTÓRICO:

Desde junho de 2018.

ORIGEM DA INFORMAÇÃO:

Corretoras Associadas/BBM, Cooperativas e Associações de Produtores Rurais.

IMPORTANTE::

Valores coletados se referem a negócios realizados no mercado físico, para pronta entrega.

Fonte: Bolsa Brasileira de Mercadorias

Corretoras Associadas/BBM, Cooperativas e Associações de Produtores Rurais.

Lista dos participantes no fornecimento das cotações de preços agrícolas pela BBM

  •  Algotextil Consultores Associados Ltda
  •  Associação dos Cafeicultores de Araguari – ACA
  •  Cereais Pampeiro Ltda
  •  Cerrado Corretora de Merc. & Futuros Ltda
  •  Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas – Cocapec
  •  Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha – Coocafé
  •  Correpar Corretora de Merc. S/S Ltda
  •  Corretora Nacional de Mercadorias
  •  Costa Lima Corretora de Commodities Agrícolas Ltda
  •  Cottonbras Representação S.S. Ltda
  •  Cottonbrasil Corretores Associados Ltda.
  •  Depaula Corretora Ltda
  •  Expoente Correto. Merc. Imp. Export. Com. Represent. Ltda.
  •  Fibra Comercial e Corretora de Merc. Ltda
  •  Globo Corretora de Merc. Ltda
  •  Granos Comércio e Representações Ltda.
  •  Henrique Fracalanza
  •  Horus Algodão Consult. e Corretagens Ltda
  •  Instituto Brasileiro do Feijão e dos Pulses – IBRAFE
  •  JC Agronegócios EIRELI
  •  Laferlins Ltda.
  •  Lefevre Corretora de Mercadorias Ltda
  •  Mafer Agronegócios Ltda
  •  Mercado – Mercantil Corretora de Merc. Ltda
  •  Metasul Corretora Ltda
  •  Orbi Corretora de Mercadorias Ltda.
  •  Pluma Empreendimento e Participações S/S LTDA
  •  Renato – Agronegócio e Licitações Ltda
  •  Renda Corretora de Agroneg. e Transp.s Ltda
  •  Risoy Corretora de Merc.
  •  Robert Daniel Corretora
  •  Rocha Corretora de Merc. Ltda
  •  Rural Assessoria e Commodities Agricolas Ltda
  •  Sandias Corretora de Commodities Ltda
  •  Santiago & Oliveira Com. e Ind. Ltda
  •  Santiago Cotton Ltda
  •  Souza Lima Corretora de Mercadorias Ltda
  •  T.T. Menka Corretora de Mercadorias S/C Ltda.
  •  Translabhoro Serviços Agrícolas Ltda
  •  Vitória Intermediação de Negócios Ltda