O Tocantins atingiu a maior safra de milho da sua história, com produção estimada em 2,212 milhões de toneladas na temporada 2023/2024, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O crescimento de 56% em relação ao ciclo anterior é resultado direto do avanço técnico no campo e do uso mais estratégico da terra.
A área cultivada passou de 373 mil para 405 mil hectares. Já a produtividade média chegou a 5.462 quilos por hectare, o melhor resultado já registrado no estado.
“As condições climáticas durante o ciclo, como chuvas bem distribuídas e temperaturas amenas nos estádios fenológicos de florescimento e enchimento de grãos, favoreceram a produtividade”, afirma o engenheiro agrônomo Thadeu Teixeira Júnior, da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro).
Mais do que o clima, o resultado desta safra também reflete o avanço tecnológico no campo. O uso de sementes melhoradas, fertilizantes de alta performance, sistemas de manejo mais eficientes e práticas sustentáveis tem redefinido os patamares de produção agrícola no Tocantins.
Industrialização
A supersafra impulsiona a cadeia do milho no estado e prepara terreno para a industrialização da produção. Um dos reflexos diretos desse desempenho será observado com a entrada em operação de uma usina de etanol de milho ainda este ano, no distrito de Luzimangues, em Porto Nacional. A unidade terá capacidade de absorver parte da produção local e, segundo Thadeu Teixeira Júnior, deve estimular não apenas a industrialização do milho, mas também outras cadeias produtivas.
“A usina também produzirá DDG [Dried Distillers Grains], subproduto utilizado na alimentação animal, o que é um ganho significativo para a pecuária tocantinense”, reforça o engenheiro da Seagro.
Outro empreendimento em curso é a instalação de uma planta industrial no município de Miranorte, conduzida pela Tocantins Bioenergia. O projeto prevê investimento de R$ 1,1 bilhão e início das operações em 2027, com estimativa de geração de cerca de 500 empregos e arrecadação superior a R$ 100 milhões por ano em tributos estaduais.