A previsão de precipitação acumulada para o período entre 15 e 22 de agosto de 2025 indica que o tempo seco deve predominar sobre grande parte do território brasileiro. Segundo o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do país devem registrar um predomínio do tempo seco ao longo da próxima semana.
No Sul do Brasil, embora algumas áreas possam ter precipitação, os volumes serão fracos a moderados, variando entre 1 e 50 mm, sem risco de chuvas intensas ou temporais localizados. Já a Região Norte apresenta expectativa de acumulados moderados a altos apenas em pontos isolados, como Roraima, Amapá e noroeste da Amazônia.
Centro-Oeste esteve sob alerta do Inmet para baixa umidade do ar nesta sexta-feira (15). Em algumas regiões, a umidade relativa chegou a variar entre 20% e 12%, com risco de incêndios florestais, afetando áreas como Centro Goiano, Triângulo Mineiro, Leste e Centro-Sul de Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e norte de Minas Gerais. Em pontos mais críticos, a umidade caiu abaixo de 12%, caracterizando grande perigo para a saúde e alto risco de queimadas.
A tendência é que a próxima semana mantenha o predomínio de sol, tempo estável e baixa umidade, especialmente no Centro-Oeste, exigindo atenção redobrada para hidratação e prevenção de incêndios.