Com uma trajetória de duas décadas no setor, Celso Oliveira é o novo meteorologista previsor da Tempo OK, uma das principais empresas de meteorologia aplicada do Brasil. Ele passa a integrar o time responsável por análises, boletins, atendimento e reuniões técnicas. A chegada do especialista marca mais um passo na estratégia de crescimento da empresa, que visa consolidar sua liderança no setor elétrico e ampliar sua presença em outros setores da economia.
“Chego à Tempo OK com entusiasmo e foco em contribuir com análises que apoiem decisões estratégicas, especialmente em um cenário de eventos climáticos cada vez mais extremos. A meteorologia aplicada é essencial para garantir segurança operacional, previsibilidade e sustentabilidade em setores fundamentais da economia”, afirma Celso Oliveira, meteorologista previsor da Tempo OK.
Ao longo de sua carreira, Celso atuou na Somar Meteorologia, incluindo o período pós-fusão com a Climatempo, oferecendo consultorias especializadas para setores como agronegócio, energia, seguros, transporte, offshore, varejo e mídia. Mais recentemente, integrou o Grupo Safira como especialista em meteorologia e hidrologia, com foco no setor elétrico, e foi cofundador da Prisma Meteorologia, empresa voltada a soluções climáticas para o agronegócio.
A chegada de Celso coincide com um cenário climático cada vez mais desafiador. Segundo o relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM), o Brasil registrou, no ano passado, 10 eventos climáticos extremos, três deles considerados sem precedentes: as chuvas no Rio Grande do Sul, a seca histórica na Amazônia e a onda de calor que atingiu a região central do país em agosto. Apenas dois meses no ano de 2024 não registraram algum evento meteorológico de grande impacto no Brasil, julho e novembro.
“Prever e interpretar o tempo com precisão é um diferencial para empresas que lidam com riscos operacionais e planejamento de longo prazo. A chegada de Celso reforça nosso compromisso em fornecer inteligência meteorológica de alta qualidade, que apoie a tomada de decisão em mercados complexos e dinâmicos,” diz o CEO da Tempo OK, João Hackerrot.
Celso é bacharel em Meteorologia e mestre em Agronomia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente também cursa licenciatura em Geografia, o que amplia sua visão sobre os impactos das mudanças climáticas nos diferentes territórios do Brasil, um diferencial na formulação de soluções regionais mais eficazes.
Fundada em 2014, a Tempo OK atende cerca de 85% das comercializadoras de energia do país e oferece suporte meteorológico a mais de 500 parques eólicos e solares. Em um contexto de transição energética e aumento do uso de fontes renováveis, que dependem diretamente das condições atmosféricas, o papel da meteorologia de precisão é cada vez mais estratégico.
Segundo o Balanço Energético Nacional (BEN) 2024, elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e o Ministério de Minas e Energia (MME), 88,2% da matriz elétrica brasileira em 2023 foi composta por fontes renováveis. Esse cenário torna a integração entre meteorologia e tecnologia fundamental para garantir eficiência operacional, planejamento e sustentabilidade.
“A chegada de Celso é um marco importante na nossa estratégia de inovação contínua. Estamos comprometidos em oferecer informações meteorológicas precisas e soluções avançadas para apoiar os mais variados setores da economia”, conclui Hackerrot.